Uma grande confusão e dor de cabeça que muitos passam é na hora de criar senhas seguras e fáceis de lembrar para bancos, sistemas e mídias sociais. Neste artigo, você vai aprender a criar senhas fortes e seguras.
Começando Simples
Digamos que você tenha que criar uma senha bancária de quatro dígitos numéricos. Saiba que escolher os números de sua data de nascimento, de seu pai, sua mãe ou a placa de seu carro é um tiro no pé, pois estes serão os primeiros números que uma pessoa mal intencionada tentaria. Todavia, podemos aplicar uma forma de utilizar um dos números citados anteriormente, mas com uma coisa que chamamos "Step" ou simplesmente "Pulo".
Não se assuste! É fácil. O "Step" é uma forma muito simples de modificar uma senha, "pulando" X casas decimais que você escolher. Vamos aos exemplos na criação de uma senha numérica de 4 dígitos:
- Digamos que sua data de nascimento seja 10/07: Você escolherá pular 1 casa decimal para cada dígito, tornando a senha que seria 1007 em 2118. Portanto, será fácil para você lembrar que sua senha é os dígitos do dia e mês de seu aniversário, cada um somado com 1.
- Neste exemplo, digamos que você escolheu o ano de nascimento de seu avô (1934): Desta vez você vai aplicar a mesma regra, só que em vez de pular só uma casa para cada dígito, irá pular 3. Portanto, 1934 ficaria 4126 (como 9 + 3 = 12, deixamos o último dígito "4" fora), ou, se você quiser, pode fazer a conta da seguinte maneira: Sempre que o número resultante passar de 9, você irá recomeçar a contagem a partir de zero (inclusive). Portanto, 1934 ficaria 4267.
- Mais um exemplo para fixar: Você escolheu seu ano de nascimento que neste caso é 1978 e um Step de 4. Vamos fazer um passo-a-passo:
- 1 + 4 = 5
- 9 + 4 = 3 (reinicia contando a partir de zero - 0, 1, 2, 3)
- 7 + 4 = 1
- 8 + 4 = 2
- Resultado: 5312
Você já pode ver que fica difícil para alguma pessoa descobrir esta senha, pois além de saber a data que você escolheu, ela teria que saber também que você aplicou o "Step" e quantos dígitos utilizou.
Senhas Com Letras, Números e Caracteres Especiais
Contas de email, algumas senhas de bankline e mídias sociais utilizam letras, números e até caracteres especiais. A "Cifra de César" pode ser aplicada aqui. Vamos dizer que você escolheu o seu próprio nome como senha, e resolveu que sua "chave" será 2 casas. Utilizandando o abecedário, você simplesmente irá pular este número de casas. Por exemplo, a letra "A" se tornará "C" e assim por diante. Exemplos:
- Maria Ferreira (pulando duas casas): OctkcHgttgktc (retiramos o espaço neste caso).
- Agora vamos um pouco mais além. Você irá além de pular 1 casa no abecedário, incluirá o caracter "-" no lugar do espaço. Portanto o nome André Silva ficará: Boesf-Tjmxb.
Trocando Letras Por Caracteres Especiais e Números
Existem mutos caracteres especiais ou números que você pode escolher para colocar no lugar do espaço entre as palavras, mas também, pode utilizar eles já que são parecidos com a letra que você está utilizando.
Letras e números que podem ser facilmente lembrados se trocarmos eles por caracteres especiais ou números. A letra "S" por exemplo pode virar "$", a letra "O" pode virar "0" (zero) e assim por diante. Vamos ao exemplo sem utilizar a Cifra de César:
- André Silva: 4ndr3-$i1v4 (veja que "4" = "A", "3" = "E", "$" = "S", "1" = "L".
É muito legal quando há caracteres especiais ou números parecidos com as letras que utilizamos, mas e se o nome para a sua senha que você escolheu fosse o de seu cachorro "CHURROS"? Ficaria muito fácil pois o resultado seria CHURR0$. Então, que tal aplicarmos a Cifra de César e utilizar caracteres especiais e numéricos?
- CHURROS (com a Cifra de César pulando 1 casa): DIVSSPT.
- Agora, trocamos as letras por números e caracteres especiais: D1V$$P7.
Veja que todos estes exemplos podem ser modificados de acordo com sua preferência e da forma que você achar mais fácil.
Um Pouco de História
A Cifra de César foi realmente utilizada pelo imperador romano Júlio César para comunicar-se com suas tropas, sendo uma das primeiras formas de criptografia utilizadas no mundo. Os nobres da época medieval já utilizavam esta forma de criptografia para trocar mensagens privadas.
Comments
Post a Comment